UMA POSTURA PARA CADA ELEMENTO
Segundo a filosofia indiana, nosso equilíbrio físico e emocional depende do equilíbrio dos cinco elementos dentro de nós: terra, água, fogo, ar e espaço. E o yoga, é claro, ajuda a deixar todos no ponto! Veja, a seguir, asanas que estimulam cada um deles
Texto • Redação
Terra, água, fogo, ar e espaço. Os cinco elementos fundamentais compõem tudo o que existe, inclusive nós mesmos – esse é um dos conceitos mais importantes da filosofia indiana. Estar com todos eles em equilíbrio, portanto, é mais do que importante.
Misturando pitadas de yoga e de ayurveda, compilamos dicas práticas para manter cada um bem alinhado.
Nas páginas a seguir, você confere como os elementos se relacionam aos doshas ayurvédicos e quais efeitos o desequilíbrio de cada um pode acarretar (se a carapuça servir em algum dos tópicos, aposte já no asana correspondente!). De quebra, anote sugestões de alimentos em que vale a pena investir para fortalecer cada elemento.
Ah, ainda nesse assunto, você pode se interessar em fazer esse teste e descobrir qual elemento está predominando em você. Que tal? Vá em frente!
TERRA (prithivi)
O ELEMENTO: como Terra representa o estado sólido da matéria, seu principal atributo é a estabilidade. É o elemento que nos dá o senso de “pé no chão”. Em desequilíbrio, pode causar excesso de rigidez. Em nosso corpo, manifesta-se em órgãos, músculos, ligamentos e tendões.
EQUILÍBRIO ALIMENTAR: adicione ao seu cardápio peixes de água salgada, como bacalhau, e vegetais verdes, como espinafre e brócolis. Pitadinhas de gengibre também são bem-vindas.
DICA DE ASANA: Utkatasana, a postura da cadeira (imagem), fortalece as partes do corpo responsáveis por nossa sustentação: tornozelos, coxas e espinha dorsal.
ÁGUA (jala)
O ELEMENTO: estado líquido da matéria, tem em sua essência a fluidez, remetendo a um rio que corre sem parar. A parte negativa é não possuir estabilidade; portanto, sem equilíbrio, pode causar medos e angústias. No corpo, é o que mantém nossa circulação e lubrificação.
EQUILÍBRIO ALIMENTAR: frutas cítricas, como laranja e abacaxi, são uma boa ideia. Pimentas e condimentos em geral, que esquentam a frieza da água, também, assim como feijões e lentilhas.
DICA DE ASANA: Marjariasana, a postura do gato (imagem), que alonga as costas e o torso, massageando gentilmente os órgãos internos, com a leveza da água.
FOGO (tejas)
O ELEMENTO: sua característica principal é o poder de transformação. Ele se manifesta no agni, o fogo digestivo do nosso organismo, que metaboliza todas as informações captadas do universo. Além disso, traz calor e energia, viabilizando mudanças e abrindo caminho às novidades.
EQUILÍBRIO ALIMENTAR: vale investir em uma dieta repleta de leite, manteiga, pães e massas. Vegetais de cor verde-escura, como rúcula e couve também entram, assim como soja e tofu.
DICA DE ASANA: Virasana, a postura do herói (imagem), que trabalha diretamente sobre o sistema digestivo, e pode também aliviar os desagradáveis sintomas da menopausa.
AR (vayu)
O ELEMENTO: movimento, dinamismo e leveza são os atributos que ele carrega. Interfere em nosso passo e ritmo de vida; em desequilíbrio, pode impedir a sua evolução. No corpo, o ar está manifestado no oxigênio que entra pelas narinas e preenche nossos pulmões.
EQUILÍBRIO ALIMENTAR: boas adições ao cardápio são arroz, aveia e molho de soja. Alimentos derivados do leite, como iogurtes e queijos, também equilibram esse elemento.
DICA DE ASANA: Ustrasana, a postura do camelo (imagem), alonga toda a parte frontal do corpo e fortalece as costas. Assim, abre o peito e facilita a fluidez do ar.
ESPAÇO ou ÉTER (akasha)
O ELEMENTO: é o elemento caracterizado pela sensação de abertura, expansão e liberdade que proporciona quando está alinhado. Apesar de não existir fisicamente, manifesta-se no espaço vazio entre os órgãos e as células do nosso corpo.
EQUILÍBRIO ALIMENTAR: os alimentos mais indicados são os que balanceiam o dôsha Vata. Então, certifique-se que cogumelos, mel, morangos e tomates, por exemplo, estejam presentes em sua dieta.
DICA DE ASANA: Matsyasana, a postura do peixe (imagem), ajuda a equilibrá-lo alongando os músculos do pescoço, da barriga e das costas. Além disso, também melhora a postura.
Fonte: Triada.com.br