ASTROLOGIA À MODA INDIANA
Praticada há mais de 5 mil anos, a astrologia védica tem muito a dizer sobre sua personalidade e seu destino. A seguir, descubra seu signo neste místico zodíaco
Texto • Raquel Francese
Fonte: Triada.com.br
Jyotish, que em sânscrito significa “ciência da luz”, é o verdadeiro nome da astrologia védica. Surgida na Índia há mais de 5 mil anos, junto ao ayurveda e ao yoga, essa tradicional sabedoria busca integrar o homem ao cosmos, revelando destinos e personalidades de acordo com o movimento dos astros pelo céu.
Assim como a astrologia ocidental, a jyotish possui 12 signos, mas há também importantes diferenças entre elas. “Os pontos de referência para desenhar o mapa astral são diferentes. Em nosso caso, são as estrelas. Na astrologia ocidental, os trópicos”, explica Vraja Sundari, coordenadora do Instituto Yaat de Cultura Indiana, de São Paulo.
“Isso muda completamente a posição dos planetas, alterando os cálculos e, consequentemente, as interpretações”, esclarece. Vraja lembra, ainda, que esse “pequeno detalhe” altera até mesmo os dias em que cada signo começa e termina. A seguir, saiba mais sobre esse antigo zodíaco e veja as mensagens que ele traz para você.
Mesha
14 de abril a 13 de maio
Signo correspondente: Áries
Elemento: fogo
Os nativos de Mesha são líderes natos: brilhantes, porém dominadores e teimosos. Sempre em busca de novos desafios, dão muito valor à liberdade e, por isso, acabam tendo de enfrentar diversas turbulências em seus relacionamentos. Para compensar, são amantes extremamente apaixonados e cheios de energia.
Vrishabha
14 de maio a 13 de junho
Signo correspondente: Touro
Elemento: terra
Os indivíduos de Vrishabha sentem uma forte necessidade de fazer o bem, mas sempre esperam por aprovação e reconhecimento alheio por suas atitudes. Inteligentes, bem-humorados, honestos e leais, não têm dificuldades para fazer ou manter amigos. Seu temperamento calmo só se transforma quando ele sente seu território ameaçado.
Mithuna
14 de junho a 14 de julho
Signo correspondente: Gêmeos
Elemento: ar
Um mithuna usufrui as vantagens e desvantagens de agir o tempo todo como uma criança. Demonstra muito entusiasmo pelo que gosta e total desinteresse pelo que não gosta, o que também se reflete em suas relações pessoais. Em seus relacionamentos, é extremamente inconstante e precisa da total confiança do parceiro para que o romance dê certo.
Karka
15 de julho a 15 de agosto
Signo correspondente: Câncer
Elemento: água
Quem nasce sob a influência de Karka dá a impressão de se reinventar a cada dia. Criativo e sonhador, é uma pessoa que se interessa por todo o tipo de novidade, principalmente com relação à música, artes e literatura. No entanto, é muito fiel a suas raízes e valoriza a família e o lar acima de tudo. Quando se sentem compreendidos, tornam-se amigos para toda vida.
Simha
16 de agosto a 15 de setembro
Signo correspondente: Leão
Elemento: fogo
Os Simha são materialistas e ambiciosos, o que não quer dizer que eles sejam pessoas más. Na verdade, têm um forte senso de justiça e gostam de lutar por aquilo que se sentem merecedores. Apegados ao conforto, preferem ser cortejados a cortejar e, se não se sentem completamente seguros, escondem a sete chaves suas opiniões.
Kanya
16 de setembro a 15 de outubro
Signo correspondente: Virgem
Elemento: terra
Um nativo de Kanya é criativo, calmo e inteligente. Estas características podem ser fortes atrativos para o sexo oposto, mas um Khanya nunca mostra seus sentimentos facilmente. No cotidiano, procura situações novas e é controlador. Tem o impulso de se intrometer na vida alheia, mas é extremamente paciente quando não seguem suas sugestões.
Tula
16 de outubro a 14 de novembro
Signo correspondente: Libra
Elemento: ar
Tula é um signo muito agradável. Seus nativos são simpáticos, charmosos e gentis. Exercem uma influência extremamente positiva sobre as pessoas e, por isso, costumam ter muitos amigos. Apesar de ter ideais românticos, sua vida amorosa pode ser muito conturbada – culpa de sua incorrigível tendência a flertar e se aventurar.
Vrischika
15 de novembro a 14 de dezembro
Signo correspondente: Escorpião
Elemento: água
Socialmente, Vrischika é calmo e controlado, mas, na intimidade, se mostra passional e cheio de energia. Tende a se jogar de cabeça, tanto em relacionamentos, como em amizades e projetos. Só precisa tomar cuidado com os sentimentos alheios, pois descarta as idéias e as companhias assim que estas começam a entediá-lo.
Dhanu
15 de dezembro a 14 de janeiro
Signo correspondente: Sagitário
Elemento: fogo
Um Dhanu é o melhor amigo do protagonista. Sempre otimista e cheio de vida, facilmente contagia os que estão à sua volta, mas não gosta de ser o líder, pois não sabe lidar com responsabilidade. Gosta de começar projetos, mas tem dificuldade para concluí-los. Apesar disto, seus relacionamentos são saudáveis e duradouros.
Makara
15 de janeiro a 12 de fevereiro
Signo correspondente: Capricórnio
Elemento: terra
Makaras são independentes e confiantes, mas nem por isso deixam de realizar auto-análises e autocríticas. Também são pessoas sérias, organizadas e cuidadosas, que podem ser excelentes chefes de trabalho. Suas mudanças rápidas de humor podem assustar seus colegas, mas são ignoradas pelos mais próximos, que já estão acostumados.
Kumbha
13 de fevereiro a 12 de março
Signo correspondente: Aquário
Elemento: ar
Existem dois tipos de nativos de Kunbha: muito tímidos e muito extrovertidos. Ambos valorizam seus momentos de solidão, o que pode não ser muito bem aceito por seus companheiros. São pessoas engraçadas e honestas, que dificilmente se deixarão levar pela opinião alheia. Nos relacionamentos, tendem a supervalorizar o companheiro.
Meena
13 de março a 13 de abril
Signo correspondente: Peixes
Elemento: água
Pessoas de Meena são gentis e generosas, queridas por todo. Nutrem um amor sincero por seus semelhantes e, em decorrência disso, podem acabar esquecendo de si próprios. São abertos a novas idéias e mudam as suas com facilidade. Sua dificuldade de concentração pode levar a problemas na escola e posteriormente, no trabalho.