O que é uma Simpatia

    

 O que é uma Simpatia

             
Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria básica, extremamente ligada ao povo, normalmente de origem campesina e geração empírica. As simpatias são formadas da mesma substância da superstição e está intimamente ligada a esta. A falta de explicação científica para determinadas capacidades de estratos ou infusões de épocas passadas dava a importância focada da simpatia.
Como não havia o conhecimento das propriedades químicas ativas nos mesmos era simplesmente aceito o fato de que aquela planta era “boa” para isso ou aquilo.

  O termo deriva de “simpático”, no sentido de “semelhante”, e baseia-se na ideia primitiva de causa/consequência não necessariamente interligadas de forma racional.
Ou seja, se um fato A antecedeu um fato B então A torna-se a causa de B, mesmo que não haja qualquer conexão entre A e B. Por exemplo, se uma pessoa entrava em um bosque com o sol a pino e sofria um acidente e isso ocorresse mais de uma vez, surgia a superstição de que era perigoso entrar naquele bosque com o sol a pino. Mas se algumas pessoas entravam no bosque com o sol a pino e por acaso estavam utilizando uma peça de roupa vermelha, surgia a simpatia de colocar um pano ou outra peça vermelha nas pessoas que teriam de entrar no bosque naquela hora, isso com o propósito de proteção.

A simpatia é usada por “bruxas” “ciganos” e principalmente por “jovens”. Os jovens costumam fazer simpatias para arranjar namorado(a), afastar males etc…

Ex 1; Para trazer amor de volta… Pegue uma vela escreve o nome dele duas vezes nela, depois dizer “vamos ficar juntos, pelo poder da terra, do céu e do mar vamos ficar juntos.

Ex 2; Simpatia para ser correspondida (o) no amor. Numa sexta-feira de Lua Crescente, após as 21:00 horas, despetale uma rosa vermelha e escreva em cada pétala, com um espinho de rosa, o nome da pessoa amada. Após isso, atire as pétalas em água corrente e espere o resultado.

  É mais uma das crenças que existe entre os humanos desde sempre, explica o especialista no assunto Eduardo Henrique Costa (o criador deste site) que as simpatias são costumes populares ligados a cultura de um povo, um costume ligado a sorte, por isto em muitos lugares como o Brasil que é um país de diversidades culturais encontramos simpatias envolvendo santos católicos, orixás, anjos e muito mais. Isto parte do princípio que simpatia é um costume popular, uma magia básica que não é obrigada a seguir uma religião ou doutrina, é uma magia plural livre, por isto encontramos diversas pessoas fazendo elas porque não necessita ser iniciado em uma tradição ou de muito conhecimento para isto, pois as simpatias não requer estudos aprofundados sobre conceitos e de como aquilo pode funcionar, é desta maneira que ela ganha como uma crença popular.
  Historicamente encontraremos de forma indireta as simpatias até mesmo nas histórias do homem primitivo, quando ele para e observa que certas atitudes e itens que ele utilizava causava tais reações, então em tais momentos ele evitava tais atos para que nada de ruim pudesse acontecer. Percebemos que os que mais utilizam são os ciganos por conta que eles são extremamente místicos e esotéricos. Mas a "simpatia" é algo simplista, usada por leigos e pessoas místicas, ou seja, que acreditam na existência de algo sobrenatural mesmo que não faça parte de um seguimento específico.