A Wicca deu fôlego aos movimentos feministas, embora a Wicca não seja feminista, a partir do resgate da sacralidade feminina, o culto à Deusa, juntamente, com o Deus. A valorização da feminilidade, a harmonização do seu corpo, principalmente com relação à sua própria menstruação, trabalhando a quebra dessa visão patriarcal de que a menstruação é suja, imunda, impura, fedida, pelo contrário, o sangue menstrual é sagrado, o útero é sagrado, pois ali que a vida é gerada e nascida.
1º NÍVEL HIERÁRQUICO WICCA
1ª Lição: A História do Paganismo e Bruxaria
Toda mulher é uma deusa, toda mulher é uma estrela, toda mulher é uma flor.
A mulher é o que de mais elevado existe na criação. A mulher é o athanor* da grande obra.
A Wicca veio para trazer a Riqueza e a Prosperidade a todas as mulheres por direito inabalável da grande Deusa Universal que está presente em toda Essência Feminina.
Todas as mulheres, todas as criaturas femininas carregam a essência da Deusa, do Eterno Feminino que é uma das Três Forças do Raio da Criação.
Nossos ancestrais plantaram uma semente de muita boa qualidade que esta florescendo agora nesta Nova Era de Aquário.
![]() |
|
2ª Lição: Wicca à Bruxaria Moderna
O Curso Wicca mostra que a Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de Toda Criação. Na Wicca, a Deusa se mostra com três faces: a Virgem (lua crescente), a Mãe (lua cheia) e a Velha Sábia (lua minguante), sendo que esta última ficou mais relacionada à bruxa na imaginação popular. A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação na mulher, e é também a contraparte feminina presente em todos os homens, tão reprimida pela cultura patriarcal!
A Grande Mãe é a face mais conhecida da Deusa e pela qual Ela é mais chamada desde o começo dos tempos. A Deusa como Mãe simboliza aquela que dá a vida, mas também pode tirá-la, assim como tudo na Natureza. Ela se preocupa com seus filhos, ela é fértil, sexual, justa, segura de si.
|
3ª Lição: O Círculo Mágico
Os rituais pagãos sempre foram realizados na Natureza, a morada sagrada dos deuses e a sua representação. Geralmente, aconteciam em círculos de pedras, lugares de grande magnetismo e poder.
O fato é que os antigos povos celtas acreditavam demais na natureza cíclica das coisas e o círculo acabou se tornando um símbolo sagrado não só para eles, mas em quase todos os povos.
![]() |
O circulo marca o início de um ritual. Geralmente ele é traçado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso athame ou bastão. Em seguida evocamos os espíritos dos elementos, assim como fazemos invocações aos deuses.
|
4ª Lição: O Pentagrama
O pentagrama evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino. Ele simboliza, então, o andrógino. O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia.
|
![]() |
5ª Lição: Os 8 Sabás da Roda do Ano
Nós Wiccans celebramos 8 Sabás que são dias sagrados ou feriados, com base na roda do ano. Os ciclos das estações, no sol e na lua, que constituem o ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento. Eles são símbolos das mudanças e crescimento espiritual que ocorre durante toda nossa vida.
![]() |
Estes incluem os 4 Solstícios , e os 4 tempos entre elas.
|
2º NÍVEL INICIÁTICO WICCA
6ª Lição: A Lei Tríplice
A Lei Tríplice é a única lei usada na religião Wicca, que dita: "Tudo o que fizeres voltará em triplo para ti", sendo aplicado tanto na própria execução da mesma, quanto nos aspectos gerais da vida. Normalmente, a bruxa praticante da wicca usa esta regra no dia-a-dia, associando-a a um meio de vida.
Uma wiccaniana tendo em mente a Lei Tríplice, o tem consciência dos seus atos para não praticar algo prejudicial à outra pessoa ou ambiente, pois esta sabe que receberá a consequência de seus atos triplicado. A Lei Tríplice é a "lei da magia" mais famosa que existe na comunidade Wicca, pois esta "limita" os praticantes de cometerem atos ilícitos a si e aos outros.
|
![]() |
7ª Lição: A Reencarnação
![]() |
Acreditar em reencarnação significa acreditar nos ciclos da Natureza e que tudo nasce, morre e renasce. Se observarmos bem, tudo na Wicca está relacionado ao conceito de reencarnação ou renascimento. A Roda do Ano, por exemplo. Observamos o ciclo do Sol durante o período de um ano, quando ele nasce, cresce, morre e renasce, ano após ano. Da mesma forma, a Lua que nasce, cresce, morre e renasce, mês após mês. E tudo na Natureza é assim, então porque isso não aconteceria com todos os seres?
|
8ª Lição: O Nome Mágico
Também chamado de “nome da Arte”, o nome mágico serve para lhe dar uma nova identidade mágica. Quando nascemos, não escolhemos nossos nomes, porém eles fazem parte de nossa essência. Todas as bruxas e bruxos concordam que sua vida se separa em antes de começar a estudar o paganismo e a depois que começaram a estudar. Assim, para dar ainda mais significado e importância a essa passagem, as bruxas e bruxos costumam dar-se novos nomes, para refletir o nascimento de uma nova vida. Porém, desta vez escolhemos nossos próprios nomes e, assim, eles podem ter o significado que tenha mais a ver com a gente.
|
![]() |
9ª Lição: Feitiços
![]() |
Um feitiço é um ato mágico que incorpora o uso de poder ou a atração dele. Em um feitiço, nossa mente é condicionada através das frases ou passos enquanto ele se desenrola. Estamos falando de poderes internos e do poder da mente, auxiliados por elementos externos que, no caso da bruxaria, são elementos naturais. O feitiço é o foco que a mente precisa para realizar o que for necessário. Causando as mudanças no plano astral, elas serão refletidas no plano físico.
|
10ª Lição: A Mulher e a Wicca
A Wicca é uma forma de recuperar autoestima e os valores da mulher. É o resgate da sacralidade feminina, o culto à Deusa Este curso é um livro de magia que mostra a valorização da feminilidade, a harmonização do seu corpo, principalmente com relação à sua própria menstruação, trabalhando a quebra dessa visão patriarcal de que a menstruação é suja, imunda, impura, fedida, pelo contrário, o sangue menstrual é sagrado, o útero é sagrado, pois ali que a vida é gerada e nascida.
|
![]() |
3º NÍVEL AVANÇADO WICCA
11ª Lição: A Wicca e a Aura
A Aura é uma luminosidade magnética que se estende ao redor de todos os corpos vivos.
![]() |
Geralmente é invisível para as pessoas normais, mas qualquer pessoa que use uma parte mínima de seus dons clarividentes pode vê-la perfeitamente. Hoje em dia existe até aparelhos especiais que filmam e fotografam esta luminosidade sendo muito utilizados para diagnosticar os estados físicos, mentais e espirituais das pessoas. Pois a Aura mostra toda a verdade do indivíduo através de suas formas e principalmente suas cores
|
12ª Lição: A Influência da Lua em nossa Vida Diária
A influência da Lua é muito forte não só sobre nosso planeta, mas também na parte psíquica e nos pensamentos das pessoas. Descobrir a influência da Lua em nosso cotidiano foi um dos maiores triunfos dos povos pagãos que aprenderam a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua.
Foi observando as fases da Lua que os Pagãos começaram a entender o tempo. Pois foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repete ciclicamente. Já que cada fase lunar dura, aproximadamente, 7 dias surgiu a semana (“septímana”, do latim), reconhecida oficialmente somente no ano de 325 depois de Cristo.
Depois os pagãos perceberam que para a Lua completar um ciclo inteiro, ou uma lunação, devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês e em seguida o ano com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma volta completa em torno do Sol.
Bruxaria Magia: a Lua representa o sagrado feminino. Ela influencia a agricultura da Terra, as colheitas e os nossos próprios sentimentos e emoções. Da mesma forma, manifestações femininas como a menstruação, a fertilidade e a gestação também estão relacionadas à Lua.
Conhecer as fases da Lua e se guiar por elas é papel de qualquer bruxa, pois desta forma saberemos qual é o melhor momento para agir e realizar um ritual no momento correto.
|
![]() |
13ª Lição: A Wicca e o Summerland (Plano Astral)
Na Wicca o Summerland é outro plano de existência para o qual as almas dos mortos se encaminham após a vida física.
Também conhecido como ‘A Terra do Verão’ pode ser vista como uma espécie de paraíso pagão. A existência da Terra do Verão dá ao indivíduo a oportunidade de estudar e compreender as lições da vida anterior e como estas se relacionam a outras vidas pelas quais a alma tenha passado.
Para a Wicca, o espírito é energia, e se move através dos mundos encarnando em diferentes corpos, em diferentes tempos e lugares. Cada encarnação vivida representa uma nova experiência adquirida para a evolução da alma de cada indivíduo.
O período em que alguém permanece na Terra do Verão depende da habilidade do indivíduo de libertar e retomar o material que a alma carrega vida após vida, o que pode fazer com que essa alma renasça na dimensão física.
![]() |
O Summerland ou a Terra do Verão é experimentado de modos diferentes por cada indivíduo, de acordo com a vibração espiritual que ele leve a esse plano de existência. Ao aprofundarmos nos estudos da Wicca, nos damos conta que o Summerland é o que as correntes Teosóficas chamam de plano astral.
|
14ª Lição: A Wicca e Os Doze Sentidos Humanos
A investigação de nossa Alma nos faz conceituar que existem poderes que levariam nossa vida a uma mudança tão radical que os limites de nosso cotidiano se confundiriam com o ilimitado. Com as práticas em nossos rituais, podemos conquistar nossa herança mágica, perdida num passado longínquo.
O homem possui ao todo 12 poderes, ou sentidos. Cinco sentidos físicos (olfato, audição, paladar, tato e visão) e sete suprafísicos, atrofiados na grande maioria de nós. Eventualmente, um ou outro sentido suprafísico se manifesta, dando-nos a certeza de que eles existem. Esses poderes são:
|
![]() |
15ª Lição: A Wicca e a Prosperidade
Toda a pessoa que segue a Wicca corretamente prospera de forma maravilhosa em todas as áreas de sua vida. Pois os Rituais Wiccas vibram em uma oitava superior atraindo o sucesso, a riqueza e a prosperidade.
As oferendas Wiccas sempre voltam multiplicadas por três. Sabendo desta responsabilidade toda wiccana(o) age corretamente sem prejudicar a ninguém e ajudando seu próximo, com caridade, orações e conforto.
![]() |
Toda caridade praticada em segredo, volta para a pessoa que pratica em forma de bem estar físico, mental e espiritual. A Wicca mostra claramente que todos nós somos capazes de cultivar nossos próprios pensamentos da mesma forma que cultivamos uma plantação. Semear, plantar e colher são um dos mais simples e profundos ensinamentos da Wicca sobre a prosperidade. Pois o Sucesso é o resultado de uma boa colheita. E nenhuma colheita surge do nada, todas elas precisam ser plantadas e cultivadas para somente depois serem colhidas.
|